Glândula Tireóide

Cirurgia de tireóide

A cirurgia da tireóide em Manaus é muito comum na prática do cirurgião de cabeça e pescoço, e a principal causa de indicação de cirurgia é o câncer de tireóide.

Localização e função da glândula tireóide

Cirurgia de cabeça e pescoço Manaus

Primeiramente, a glândula tireóide é um dos orgãos mais importantes do corpo humano e está localizada na parte anterior do pescoço.

Ela se dividi em 3 partes, que são; Lobo direito, lobo esquerdo e o istmo que une os dois lobos.

A tireóide é responsável por produzir hormônios que ajudam no funcionamento celular. Dessa forma, a importância é tão grande que uma pessoa não consegue sobreviver sem a tireóide.

Os hormônios secretados pela tireóide são o T4 e o T3.

A principal estrutura que ajuda na produção desses hormônios é o Iodo. Antigamente era

bocio de tireóide

muito comum vermos pessoas com Bócios gigantes (as papadas gigantes como eram conhecidas), e isso se dava pela carência de iodo na nossa dieta. Sendo assim, foi criada uma lei para introduzir o iodo no sal de cozinha e assim, não se observar mais essa deficiência e assim reduzir a quantidade de “bócios gigantes”.

Doenças da glândula tireóide

A glândula tireóide pode ser acometida por uma série de doenças.

Entretanto, essas doenças podem ser desde alteração de sua função, assim como alterações no tecido da tireóide como os nódulos de tireóide.

Nesse sentido, as doenças mais comumente conhecidas na glândula tireóide são;

Hipotireoidismo

Hipertireoidismo

Nódulos de tireóide e dessa forma câncer de tireóide.

Todavia, o câncer de tireóide e o hipotireoidismo são as mais conhecidas.

Quais os sintomas da tireóide

Os sintomas que podem ocorrer devido a doença da tireóide são inúmeros.

Eles podem alterar desde o intestino assim como problemas neurológicos, por exemQueda de cabelo da tireóideplo;

– Cansaço extremo;

– Mudança do humor;

– Ganho ou perda de peso;

– Perda do desejo sexual;

– Alteração na concentração e na memória;

– Dor e fadiga muscular;

– Alteração da menstruação.

Apesar de esses sintomas também serem comuns em outras doenças, quando a glândula tireóide está doente, podemos avaliar sua função com um simples exame de sangue.

Nódulos de tireóide

Cirurgia de tireóide manausOs nódulos de tireóide são muito comuns na população é geral.

No entanto, o fato de possuir um nódulo de tireóide não significa que esse nódulo é um câncer, ou que necessite de algum tipo de abordagem.

Dessa forma, a presença de nódulos de tireóide devem ser avaliados com muita cautela e de maneira personalizada, já que a grande quantidade de nódulos, em comparação com o baixo risco de câncer de tireóide, indica que a conduta deva ser o mais conservadora possível.

Atualmente existem estudos que relatam uma frequência de nódulos de tireóide em até 68% das pessoas que foram realizar um exame de ultrassonografia para tireóide. Ao passo que, quanto maior a idade, maior a chance de possuir um nódulo de tireóide ou uma glândula tireóide aumentada.

Porém, apesar da frequência, apenas 7% desses nódulos possuem câncer de tireóide dentro deles.

Dessa forma, a partir do momento que você tem um nódulo de tireóide, é necessário uma avaliação com cirurgião de cabeça e pescoço para avaliar se há a necessidade de realizar uma punção desse nódulo.

Os nódulos de tireóide são classificados de acordo com os fatores de risco contidos no nódulo, esses fatores de risco são; margem irregular, microcalcificação, nódulos endurecidos e que invadem estruturas vizinhas.

Dessa maneira, se o nódulo é de risco,  a investigação diagnóstica segue com a realização da punção do nódulo.

Punção do nódulo da tireóide

cirurgia de tireóide manausO principal método de diagnóstico do câncer de tireóide, é a punção do nódulo de tireóide.

A primeira vista, a punção é motivo de grande ansiedade e preocupação dos pacientes pelo fato de desconhecerem o processo. No entanto, o procedimento de punção do nódulo é um procedimento relativamente simples e com baixo índice de complicações.

A punção é então realizada com uma agulha bem fina, que é guiada pelo ultrassom até o interior do nódulo da tireóide, e dessa forma é retirado as células do nódulo para que possam ser examinadas.

O resultado dessa punção é descrito de acordo com a classificação de Bethesda 2017 (que será tema de outro artigo).

câncer de tireóide

Como vimos no tópico anterior, o nódulo de tireóide é muito comum na população em geral.

Entretanto, uma pequena amostra desses nódulos são câncer de tireóide. Graças a Deus!!

Dependendo do perfil, idade, assim como sexo do paciente, a chance de câncer de tireóide nos nódulos de tireóide varia de 7 a 15%.

Existem vários tipos de câncer de tireóide, dentre eles, o mais comum é o carcinoma papilífero de tireóide.

Assim como é o mais frenquente, também é o com melhor índice de cura.

Os tipos de câncer de tireóide mais comuns são; carcinoma papilíferon folicular, medular e anaplásico da tireóide. Em contrapartida ao papilífero, câncer anaplásico é o mais agressivo e com alto índice de mortalidade.

Cirurgia de tireóide ( tireoidectomia )

A partir do momento que o câncer de tireóide for diagnosticado, o próximo passo é saber que tipo de tratamento será necessário.

É necessário a cirurgia da tireóide?

O tratamento do câncer de tireóide é através da cirurgia de tireóide que pode ser realizada a retirada total ou parcial da tireóide.

Existem algumas situações específicas que podemos não recomendar a cirurgia, principalmente em casos de pacientes muito idosos e que não possuem teto cirúrgico.

A cirurgia de tireóide devido o câncer de tireóide é muito comum.

No entanto, existem algumas complicações que podem ocorrer na cirurgia, por exemplo; Paralisia de nervo da voz e perda da função das glândulas paratireóides.

Podemos ajudar?