Atuação do Cirurgião de cabeça e pescoço

cirurgião de cabeça e pescoço Manaus.

Muitas vezes até desconhecida de muitos, a especialidade de cabeça e pescoço atua em uma área muito complexa e com grande importância funcional e estética para nossos pacientes.

cirurgião de cabeça e pescoço

Cirurgião de cabeça e pescoço ManausAntes de mais nada, a formação do cirurgião de cabeça e pescoço é longa, difícil e que necessita de grande dedicação profissional e pessoal. Ainda mais, pelo fato do produto de nosso trabalho, não é nada mais nada menos, que a vida de nossos pacientes.

Ou seja, quando você imagina um produto tão valioso como a vida,  logo não se espera que uma formação médica com essa responsailidade seja algo de fácil execução, não é mesmo?

 

A princípio, para se tornar um cirurgião de cabeça e pescoço, um dos pré requisitos é que o médico já tenha a especialização em cirurgia geral.

Enfim, o período de formação total até se tornar em um cirurgião de cabeça e pescoço, é de 10 anos. Isso mesmo, dez anos de dedicação integral, com grande carga de estudo e práticas cirúrgicas

atendimento do cirurgião de cabeça e pescoço

Primeiramente, assim como em outras profissões médicas, o cirurgião de cabeça e pescoço atua tanto em atendimentos médicos de consultório, assim como em tratamentos de doenças que precisam de cirurgia.

Uma coisa muito curiosa é que apesar de tratar um dos cânceres mais frequentes na mulher, ainda assim, é uma especialidade desconhecida por muitas pessoas.

Em nossa área, uma das maiores causas de consulta médica são os nódulos de tireóide e as massas cervicais. Mas não fica por ai!!

Então, dentro da linha de atendimento do cirurgião de cabeça e pescoço, está o atendimento de doenças e tumores que acometem regiões como, Por exemplo;

 

  • Lesões e tumores na face, cânceres de pele;
  • Nódulos e câncer de tireóide;
  • Pedras e doenças das glândulas salivares;
  • Tratamento da laringe, faringe;
  • Feridas e cânceres de boca;
  • Massas e nódulos que ocorrem no pescoço.

No entanto, doenças que ocorrem no cérebro, coluna vertebral e algumas doenças do nariz e do ouvido, não são tratadas pela a especialidade.

Cirurgião de cabeça e pescoço em Manaus

Cirurgião de cabeça e pescoço Manaus 

A quantidade de cirurgiões de cabeça e pescoço no Brasil, assim como em Manaus, não é grande.

No Brasil existem menos de 1.400 médicos dessa especialidade e em Manaus menos de 13 cirurgiões dessa especialidade.

Isso mesmo, a quantidade de profissionais na área de cabeça e pescoço é muito pequena.

Rotina do atendimento

cirurgião de cabeça e pescoço atua em grande parte do tempo, tratando de câncer em áreas muito delicadas e que causam grande desconforto estético. Apesar disso, a busca pela cura é o papel principal no tratamento.

Dessa forma, um conhecimento amplo e cuidado em suas cirurgias, é fundamental para devolver ao paciente, o mínimo de função e estética após a cura, e assim reduzir o impacto da doença.

Mesmo que atuemos mais direcionado a realização de cirúrgias, os atendimentos em consultótios também são rotina.

 

Formação do cirurgião de cabeça e pescoço

cirurgião de cabeça e pescoço manausA formação para se tornar um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço é longa, e dessa forma, exige uma grande dedicação e entrega pessoal.

Além da formação em medicina, o candidato a cursar a residência médica de cabeça e pescoço, deve antes ter realizado uma residência de cirurgia geral como pré requesito.

De modo geral o período de estudo ocorre em 2 anos. Esse é o tempo de treinamento que o aspirante a cirurgião de cabeça e pescoço deve se realizar em período quase que integral, para concluir sua formação.

Dr. Márcio Fernandes e sua atuação

Primeiramente, atuar na medicina sempre foi um sonho e que quando se tornou realidade, o que era um trabalho se tornou um prazer, pois o agradecimento de uma pessoa curada não tem preço.

Não podemos esconder o fato de ser uma rotina pesada e cansativa, e que lida com emoções e sentimentos múltiplos, tanto de felicidade como de tristeza.

Essa mistura de sentimentos, nos permite comemorar junto com nossos pacientes na vitória, e nos impõe a dor da derrota quando a vitória não é possível.

Quando falamos diretamente do câncer, a sensibilidade e a forma de acolher são primordiais. Pois essa doença de muitas caras, adoece não só o paciente, mas também adoece toda a família e pessoas próximas.

 

Open chat
Podemos ajudar?