Dr. Márcio Fernandes

Dr. Márcio Fernandes
Vida e formação

Área de atuação

Naturalidade

Dr. Márcio Fernandes é natural do Amazonas 

Faculdade de medicina

Primeiramente sua formação Iniciou na faculdade de medicina em 2003, na Escola Superior de Ciências da Saúde – UEA.

Serviço Militar

Então após seu curso de medicina, ingressou na Força Aérea Brasileira, para servir como médico.

Especialização em cirurgia

Dessa forma, em  2010 iniciou sua especialização na área de Cirurgia Geral por 2 anos, oferecida  pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV de Manaus.

Então iniciou sua especialização em Cirurgia de Cabeça e pescoço por mais 2 anos, com ênfase em oncologia pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCECON

Logo após  sua formação, começou a atuar como médico assistente  e Staff da residência médica de cirurgia oncológica de cabeça e pescoço na Fundação CECON. 

No entanto,  sua formação também teve direcionamento para a área da cirurgia videolaparoscópica e minimamente invasiva. Especialidade que realiza cirurgias como; Exemplo: cirurgia de pedra na vesícula por vídeo e cirurgias de hérnia em geral.

Ao mesmo tempo, Realizou cursos de aperfeiçoamento em videocirurgia e cirurgia minimamente invasiva pelo Instituto Jhonson & Jhonson em São Paulo, além aperfeiçoamento em videolaparoscopia no CETREX em Brasília. 

Dr. Márcio Fernandes realizou Curso de videocirurgia experimental-CIVEx, na Instituição de treinamento em cirurgia minimamente invasiva e robótica – IRCAD, Barretos – São Pauo.e Johnson & Johnson Medical Innovation Institute.

Assim como o Curso internacional Surgical Line-Inomed de Mapeamento intraoperatório em cirurgias cérvico – faciais com Hands on in vivos. A monitorização nervosa é realizada durante os procedimentos cirúrgicos da área da cirurgia de cabeça e pescoço, com objetivo de detectar os nervos vitais e manter sua função.

Treinamento em cirurgia minimante invasiva de tireóide – tireoidectomia endoscópica transoral – Instituto Jhonson &  Jhonson – São Paulo. A cirurgia de tireóide transoral, é uma cirurgia de tireóide que é realizada pela cavidade da boca e assim reduz o transtorno estético que as cicatrizes no pescoço causam.

área de atuação Dr. márcio fernandes

Dessa forma, hoje atuamos nas duas áreas de formação cirúrgica nas quais o Dr. Márcio Fernandes tem formação.

Ou seja, tanto no tratamento de doenças cirúrgicas e não cirúrgicas da região da cabeça e pescoço, assim como, atuamos na área da cirurgia geral e cirurgia minimamente invasiva.

Contudo, a especialidade de cabeça e pescoço tem abordagem em doenças que ocorrem na cabeça e pescoço com exceção do cérebro. Nessa especialidade, o principal motivo de consultas e cirurgias, são as doenças da tireóide, principalmente os nódulos e os cânceres de tireóide.

Já na área da cirurgia geral tem o principal foco nas cirurgias de pedra na vesícula, hérnias da parede abdominal e pequenas cirurgias.

Open chat
Podemos ajudar?